jump to navigation

Projeto “Peixes de Aquário” junho 26, 2012

Posted by admin in : Notícias de 2012 , trackback

A visita ao Aquário de São Paulo, no início do projeto, despertou um grande interesse das crianças em aprender mais sobre os peixes de água doce. Esse interesse motivou a realização de diversas leituras sobre o tema e também o enorme desejo de montar um aquário na sala de aula.

Após a montagem do aquário, as crianças receberam os peixes e passaram a se preocupar em  criar condições ideais para a sua sobrevivência: levantaram os cuidados que deveriam ter com os equipamentos, com a manutenção da água, alimentação, entre outros. Além disso, passaram a observar cuidadosamente os peixes e a registrar em bloquinhos individuais as particularidades de cada espécie.

Algumas visitas ao laboratório de Biologia ajudaram as crianças a aprender mais sobre as estruturas dos peixes, onde, além de observar, puderam manusear as diferentes partes do corpo.

Em determinado momento do estudo, propusemos a escrita coletiva de uma ficha informativa sobre um dos peixes do aquário. Em um segundo momento, as fichas dos demais peixes foram escritas em duplas. Nesse agrupamento, havia dois papéis nos quais as crianças se revezavam: quem escrevia e quem ditava o que seria escrito.  Após a revisão dos textos, as crianças ilustraram suas fichas e partiram para o treino de leitura oral, que contou com o auxílio das famílias. Por fim, houve a gravação da leitura da ficha no auditório e a produção de um CD-ROM, que mostra o resultado de todo esse trabalho.

Vale lembrar que, na produção das fichas, optamos por manter a escrita das crianças a fim de não descaracterizar o momento da aprendizagem de cada uma. Procuramos, no entanto, garantir a legibilidade das palavras para atender à proposta que envolvia a leitura de cada dupla.

Esperamos que vocês apreciem este trabalho e que mergulhem de cabeça em nossos aquários.

Professoras do 1º ano

Apresentação 1ºano A

Apresentação 1ºano B

Apresentação 1ºano C

Apresentação 1ºano D

 

Comments»

1. Tatiana Aranha e Ávila - 2 de julho de 2012

O Projeto ficou maravilhoso!!
Parabéns.