Este ano no Gracinha elegemos as tecnologias como um de nossos investimentos prioritários, tanto no projeto pedagógico dos níveis quanto nas áreas de apoio e setores administrativos. Estamos solidificando um processo que se iniciou em 2015 e tem por meta uma evolução constante. Algumas iniciativas já foram implementadas e outras estão em processo de finalização.
Para facilitar a comunicação e o relacionamento com a comunidade escolar, aprimoramos a identidade visual da escola, construímos um novo site, iniciamos a utilização do Instagram e disponibilizamos on-line as circulares enviadas por e-mail. Visando reduzir o deslocamento das famílias e ampliar as formas de pagamento, implementamos também as vendas on-line dos diversos materiais e serviços. Na melhoria dos processos internos, adotamos o uso do Office 365 pelo corpo docente e setores administrativos.
Já o processo de aprendizado, cada vez mais vem sendo auxiliado pela plataforma Moodle, ambiente virtual de ensino e aprendizagem que amplia no virtual a sala de aula presencial, disponibilizando recursos e materiais que se utilizam das mais diversas mídias, e desenvolvendo atividades interativas e colaborativas.
Em diálogo com essas diversas iniciativas, lançamos o novo site do Gracinha, mais intuitivo, com informações organizadas de forma mais dinâmica e prática, responsivo – adequando-se aos mais diversos dispositivos e tamanhos de tela.
O acompanhamento e cuidado deste processo, pelas famílias e orientação educacional, está sendo facilitado pela disponibilização do boletim detalhado no Webclasses, abrindo ao longo dos bimestres as notas parciais e faltas acumuladas.
O investimento não para aí, pois mais do que consumir tecnologia, queremos que nossos alunos e alunas apropriem-se de forma crítica dela, e que possam desenvolvê-la. O HackLab do Gracinha, já em funcionamento mas ainda em fase de apresentação, é um dos meios pelo qual acreditamos que a aprendizagem ‘faça você mesmo’ possa ajudar a unir tecnologia, currículo e a vida além dos muros da escola. Para tanto, é necessário desenvolver competências e habilidades; apreender o conhecimento científico e a linguagem matemática e computacional aí envolvidas; e refletir sobre seus usos sociais.
Em diálogo com essas diversas iniciativas, lançamos o novo site do Gracinha, mais intuitivo, com informações organizadas de forma mais dinâmica e prática, responsivo – adequando-se aos mais diversos dispositivos e tamanhos de tela.
Com esse novo site, dinamizamos os processos de inscrição e agendamento de visitas de alunos novos, e inauguramos uma outra área de notícias, criando para a nossa comunidade mais um espaço de troca.
Convidamos todos a opinar e enviar suas considerações nos comentários ou pela área de contato.