O fim de semana do pré-carnaval já movimentou São Paulo. Enquanto a multidão comemorava o início da festa na cidade com os blocos de rua, o Gracinha também entrava na brincadeira
O sábado letivo (15 de fevereiro) no Gracinha teve oficinas de dança, instrumento, máscara e estandarte para os(as) alunos(as) do Ensino Fundamental I. Como não poderia ser diferente, tudo acabou num bailão, que reuniu as crianças na quadra coberta ao som de clássicas marchinhas de carnaval. Quem comandou a banda foram os(as) professores(as): teclado, tambor, violão e voz ficaram sob a responsabilidade de Mariana, Luciano, Mildred, Tucano e Janaína.
Na oficina de instrumentos e ritmos carnavalescos, os(as) alunos(as) tocaram tambores feitos com galões de água vazios em harmonia com os tambores tradicionais da sala de música. Enquanto isso, no ateliê de artes, a produção de máscaras e estandartes esteve a todo vapor. Por fim, na sala dos espelhos, uma oficina de brincadeiras e danças carnavalescas empolgou a todos(as) com os passos do frevo.
A professora Mildred, de Educação Física, explicou a importância pedagógica do carnaval: “Falta pouco para o carnaval, e a escola é lugar de rever e reviver as tradições. É uma grande oportunidade de olhar para a cultura popular, para os ritmos, brincadeiras, folclores e danças carnavalescas. Carnaval é escola, carnaval é cultura. Portanto, carnaval também é educação”.