Prezadas famílias,
O momento que estamos vivendo tem exigido tomadas de decisão muito rápidas. Estamos empenhados(as) em fazer o melhor possível diante de um cenário de tantas incertezas.
Professores(as) precisaram rever seus planos e adaptá-los a um novo jeito de ensinar de um instante para outro. Embora já fizéssemos uso da plataforma Moodle, não era para o fim de Educação a Distância (EaD).
Nosso modelo de escola pressupõe afeto, contato, intensas discussões coletivas e muitos trabalhos em grupos… Não acreditamos que seja possível transpor esse modelo de aula presencial para aula virtual, mesmo com todas as ferramentas disponíveis.
O primeiro movimento foi utilizar os materiais já produzidos e dar continuidade aos cursos. O segundo movimento será utilizar mais e melhor os recursos para incrementar a interação entre estudantes e docentes, bem como entre estudantes e estudantes.
Diante da necessidade do ensino a distância, queremos criar oportunidades de realizar novos formatos de trabalho para garantir aprendizagens significativas, respeitando nossas convicções no campo da educação e não reproduzindo a monocultura do modelo das aulas expositivas.
Muitas orientações já foram inseridas no Moodle ou enviadas por e-mail. Não desejamos, tampouco é possível, que a família faça o papel da escola. Entretanto, neste momento, é fundamental ao(à) estudante o apoio da família para a construção de uma rotina de estudos.
Continuamos a seguir todas as orientações oficiais e certamente será necessária a revisão do calendário, bem como a antecipação das férias. As aulas presenciais seguem suspensas por tempo indeterminado.
Manteremos contato permanente, contando com a confiança, parceria e colaboração de sempre.
Atenciosamente,
Direçã