Criação e produção de objetos a partir de elementos naturais como argila, minerais e fogo.
A cerâmica é uma das primeiras atividades humanas visando a modificação da matéria a fim de construir objetos. No decorrer do tempo, contudo, a terra foi utilizada não apenas para esse fim, mas também foi empregada na arte. Ao se analisar trabalhos artísticos com cerâmica oriundos de diversos povos, é notória a relação entre expressão, enquanto arte, e produção de objetos úteis.
O curso tem como objetivo propiciar uma experiência de imersão no universo da cerâmica. Pretende favorecer o desenvolvimento da capacidade sensorial e técnica, bem como a sensibilidade artística.
Nesse processo de imersão, serão propostas experiências com intuito de conhecer melhor a matéria de base para a confecção dos objetos, assim como os mais variados tipos de tintas, esmaltes e outros elementos que podem entrar na produção. Durante o curso, serão apresentadas técnicas de modelagem e modos de trabalho. Os(As) participantes, assim, poderão se apropriar de tais técnicas, como uso de placas, modos de adição, escultura, uso de fôrmas e tornos, entre outras.
Esse modo de aprendizagem – em um primeiro momento, artesanais, mas que servem também para o desenvolvimento de processos industriais tradicionais ou ligados à inovação tecnológica –, é uma fonte de desafios e prazer para aqueles que têm contato com a cerâmica. Isso porque a experiência com a matéria (terra) pode promover tanto um maior conhecimento de si quanto a expansão das possibilidades de ação.
As peças produzidas serão queimadas utilizando-se diferentes técnicas, como a queima em fornos elétricos e em fornos artesanais.
Responsável: Márcia W. R. Sznelwar, formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), São Paulo; Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (Eaesp-FGV); Diplôme d’Études Latino-Américaines (Dela) em Economia da Educação pelo Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine, Paris, França; Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo. Participou de diversos cursos de cerâmica no Serviço Social do Comércio (Sesc) e com diferentes mestres em São Paulo. Trabalhou como professora na Escola Palmares e como monitora no Centro Georges Pompidou (Beaubourg). Desde 2011 mergulhou mais intensamente no universo da cerâmica para produzir objetos artísticos e utensílios.
Público: Alunos(as) do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. Aberto à comunidade externa para pessoas a partir de 18 anos.
Duração: 8 meses
Início: Março
Término: Novembro
Inscrições: Via Webclasses, para alunos(as) e presencial, com Paula Jacob, para demais públicos.