Sabemos que a transição da educação infantil para o 1º ano envolve muitas mudanças: um espaço diferente, novos colegas, outros professores, conteúdos distintos.
Por isso o trabalho realizado no Gracinha, assim como acontece na educação infantil, é feito com cuidado, atenção, afeto, ludicidade, valores, saberes e muita alegria. É nesse clima de acolhimento que as crianças estabelecem os primeiros vínculos, familiarizam-se com os espaços e com as pessoas da escola e, assim, sentem-se mais seguras e confiantes.
Nessa transição, a infância é preservada. As brincadeiras têm um lugar importante, pois é brincando que a criança amplia seu repertório linguístico, conhece as possibilidades do seu corpo, desenvolve a inteligência, elabora os sentimentos, relaciona-se com o outro, explora o espaço, conhece o mundo que a cerca e constrói suas representações. Brincar é uma forma de aprender e, também, de desenvolver competências socioemocionais, uma vez que os conflitos que surgem nas brincadeiras são excelentes oportunidades para conversar sobre atitudes, buscar soluções e tomar decisões de maneira consciente e responsável. E a transição se dá de maneira harmônica e natural.
É no 1º ano que as crianças vão aprender a ler e a escrever, a compreender o que leem e o que ouvem, a falar e a ouvir o outro, a conhecer o mundo e a participar das práticas sociais e culturais. A alfabetização é um processo muito importante nessa fase e é trabalhada com todo cuidado, respeitando o momento de aprendizagem de cada aluno.
As ideias da criança sobre o que é ler e escrever são o ponto de partida para as propostas do 1º ano, que possibilitam a reflexão sobre as próprias ideias, confrontando-as com as informações novas. A aprendizagem acontece em situações reais de uso da leitura e da escrita, como a leitura de notícias de jornal, livros de histórias, regras de jogo, convites, calendários, circulares, escrita de bilhetes, recados…
Trabalhamos com a metodologia de projetos que oferece ao aluno a possibilidade de pensar e agir criticamente, trabalhar de forma colaborativa, buscar solução para problemas, usar novas tecnologias e assumir a responsabilidade por sua aprendizagem, possibilitando assim a formação de um aluno reflexivo e autônomo. Montar aquário, criar site, preparar e participar de sarau de poemas, produzir livro de contos clássicos, organizar coleção, fazer compra no supermercado, preparar receitas, resolver muitos problemas são algumas das atividades desenvolvidas pelos alunos do 1º ano. Muito envolvimento e interesse são demonstrados por eles nessas situações, o que resulta em grandes e significativos aprendizados.
É nesse ambiente instigante e desafiador que os alunos têm garantido o direito de aprender, conviver, brincar, explorar, participar e conhecer-se.
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Coordenação do Ensino Fundamental I