• Moodle
  • WebClasses
  • Office 365
  • Biblioteca
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
GracinhaGracinhaGracinhaGracinha
  • Escola
    • Quem somos
    • Nossa escola
    • Instalações
    • Regimento
    • Proposta pedagógica
    • Calendários
    • Gracinha na mídia
    • Escolas Parceiras
    • Línguas adicionais
  • Ensino
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental I
    • Período Complementar
    • Ensino Fundamental II
    • Ensino Médio
    • Apoio à aprendizagem
  • Estude no Gracinha
  • Cursos Extras
  • Projeto Miné

ENSINO FUNDAMENTAL I

Momento de significativas mudanças no desenvolvimento cognitivo

Espaços
Informações
Inscrições

No Ensino Fundamental I, dos 6 aos 10 anos, são observadas mudanças significativas no desenvolvimento cognitivo das alunas e dos alunos. Nesse período, são apresentadas situações didáticas cada vez mais complexas que possibilitam aos estudantes iniciar a estrutura dos seus conhecimentos relativos a leitura, escrita, cálculo e resolução de problemas.

Paralelamente a esse desenvolvimento cognitivo, alunas e alunos constroem sua identidade, ampliam seu conhecimento de mundo e se apropriam de diversas linguagens e formas de representação.

Ainda nessa faixa etária, além de construir noções e conceitos, eles tem a oportunidade de desenvolver atitudes e valores por meio da interação com colegas, professores e funcionários.

Desde cedo, as alunas e os alunos aprendem a trabalhar em grupo, a encontrar soluções para os conflitos, a respeitar as diferentes opiniões. São estimulados a fazer escolhas e a responsabilizar-se por elas, comprometendo-se com metas e desafios.

O Ensino Fundamental I se propõe a:

  • desenvolver nos estudantes a autoestima, a percepção de sua individualidade e a afetividade;
  • facilitar o autoconhecimento, por meio do convívio com o outro, de forma que aprenda a ouvir, expressar suas ideias e respeitar opiniões diferentes;
  • proporcionar situações nas quais os estudantes aprendam a utilizar diferentes linguagens e formas de comunicação para interpretar o mundo e expressar-se;
  • desenvolver o senso crítico das alunas e dos alunos para que busquem soluções em situações de conflito;
  • possibilitar ao estudante perceber-se como integrante de um grupo.

Projetos Interdisciplinares

Trabalhar de forma colaborativa e assumir responsabilidades

1º ano 1º ano Peixes de água doce O 1º ano realiza a montagem de um aquário em sala de aula. Isso requer uma visita ao Aquário de São Paulo, muita pesquisa, elaboração de legendas, fichas informativas e outros registros. Exige ainda confecção de listas dos materiais necessários para a montagem, escolha dos peixes, conhecimento dos cuidados a serem tomados. O resultado é apresentado em um site feito pelas crianças. 2º ano 2º ano Eu e o outro O 2º ano amplia o olhar de si mesmo para o outro, considerando os grupos de convivência como a escola e a família. Alunas e alunos visitam uma aldeia indígena e observam o modo de organização, a vida social e cultural, a construção dos espaços de moradia, rituais, educação, trabalho e lazer. Assim, percebem-se como ser social e valorizam os sujeitos dos diversos grupos sociais. 3º ano 3º ano Rio Pinheiros Para entender mudanças e permanências do bairro Itaim Bibi, onde se localiza a escola, o 3º ano começa pelo estudo do rio Pinheiros, que percorre o bairro e já sofreu muitas transformações. Visitas, pesquisas, entrevistas, experimentos, discussões, registros... E assim noções e conceitos são construídos, os estudantes se tornam mais críticos, mais conscientes e conhecedores da nossa realidade. 4º ano 4º ano Migrações e diversidade Para conhecer os novos movimentos populacionais que rompem fronteiras, o 4º ano pesquisa notícias, lê e analisa textos e assiste a documentários sobre o tema. Há uma visita ao Museu da Imigração, onde são coletadas informações por meio da audição de histórias de vida. Para complementar e enriquecer o trabalho, há uma conversa com refugiados. Assim, alunas e alunos conhecem os motivos que os levaram a sair de seus países e os problemas que aqui enfrentam. 5º ano 5º ano Sarau de poemas Depois de ler e analisar poemas, conhecer poetas de diferentes épocas, comparar os diversos estilos, perceber os recursos usados e a linguagem empregada nos poemas, o 5º ano monta um sarau, que tem por convidados o 1º ano. Na apresentação, declamam poemas que selecionam em diferentes livros e também os que eles mesmos produzem. Os convidados recebem, ao final, biscoitinhos preparados pelos anfitriões!

Assembleias de Classe

Formas de trabalhar com os conflitos ou questões da convivência

O que? O que são? Momentos de debate e convivência É um momento institucional organizado para que estudantes e professores possam falar sobre temas que considerem importantes para otimizar a convivência e o trabalho. Na assembleia, informações são transmitidas, situações são analisadas, a vida do grupo é organizada e decisões que afetam seus integrantes são tomadas. Objetivo Objetivos Identidade e Alteridade Os objetivos são possibilitar o conhecimento pessoal; fortalecer o grupo para uma convivência harmoniosa; proporcionar às alunas e aos alunos o desenvolvimento de responsabilidades da vida em grupo e favorecer o processo de passar de agrupamento a grupo. Os temas são variados e reconhecidos pelo grupo como especialmente significativos.

Ensino de Matemática

Ênfase no trabalho em torno da resolução de problemas

Formação Equipe Investimento em Formação O curso de Matemática vem sendo repensado e reformulado constantemente, investimos em formação dos professores com especialista em Didática da Matemática. Para ensinar um determinado conteúdo, o docente propõe problemas para que as alunas e os alunos busquem soluções nas quais se colocam em jogo os conteúdos que são ensinados. Soluções Soluções Diversas Estímulo às diferentes explicações A partir das soluções encontradas pelos estudantes, o professor organiza situações em que eles podem analisar as diferentes soluções encontradas, identificando semelhanças e diferenças. Os problemas, trabalhados dessa maneira, contribuem para que usem os seus saberes e os ampliem por meio de explicações, argumentações e justificativas sobre as diversas formas de resolução. Metodologia Metodologia Mobilizar conhecimentos Nossa metodologia aponta para tomadas de decisões pessoais sobre quais conhecimentos mobilizar nas situações propostas. Nessas decisões pessoais, as alunas e os alunos não somente usam os conhecimentos frente a problemas, mas também demonstram e comunicam a sua validade. Eles podem escolher diversos caminhos para resolver uma mesma situação e essas escolhas são utilizadas para discutir os diferentes conteúdos.

Tudo o que VOCÊ precisa saber sobre o Ensino Fundamental I

Clique para expandir os conteúdos

Calendário

Clique aqui para abrir o calendário atualizado.

Coordenação

Mariana Buratto Cardoso Melhado – Orientadora Educacional do 1º, 2º e 3º ano

Roseli Cristina Davi – Orientadora Educacional do 4º e 5º ano

Stephanie Frabetti – Assistente de Orientação EF I

Horários

1º ano | Período da tarde: 13h20 às 17h30

2º ao 5º | Período da tarde: 13h10 às 17h45

Listas de Materiais 2017

Clique aqui para abrir a lista de materiais atualizada.

MATRÍCULAS ABERTAS

ACOMPANHE-NOS

Escola Nossa Senhora das Graças

ENSINO

  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental I
  • Período Complementar
  • Ensino Fundamental II
  • Ensino Médio

Contato

TELEFONE

(011) 3165-2266
(011) 96412-5599

EMAIL

contato@gracinha.g12.br
protecaodedados@aspf.org.br

ENDEREÇO

Rua Tabapuã, 303 – Itaim Bibi
São Paulo/SP

BUSCA

Política de Privacidade

Todos Direitos Reservados - 2017 - Escola Gracinha - Desenvolvido por Ação & Contexto e Agência FWD
  • Escola
    • Quem somos
    • Nossa escola
    • Instalações
    • Regimento
    • Calendário
    • Gracinha na mídia
    • Escolas Parceiras
    • Línguas adicionais
  • Ensino
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental I
    • Período Complementar
    • Ensino Fundamental II
    • Ensino Médio
    • Apoio à aprendizagem
  • Estude no Gracinha
  • Cursos Extras
  • Projeto Miné
  • Contato
    • Fale conosco
    • Trabalhe conosco
  • Biblioteca
  • Moodle
  • Office 365
  • Webclasses
Gracinha
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando nesse site, você concorda com este uso. Saiba Mais
PreferênciasAceitar Todos
Política de privacidade e Cookies

Cookies Utilizados

Você pode configurar suas preferências de privacidade, verificando e selecionando os cookies que você deseja que este site utilize. Você pode modificar suas preferências a qualquer momento.
Necessários
Sempre ativado
Estes cookies são aqueles necessários para o site funcionar e não podem ser desligados em nossos sistemas. Eles geralmente são definidos apenas em resposta às ações feitas por você. Caso queira, pode configurar seu navegador para bloqueá-lo ou alertá-lo sobre esses cookies, mas algumas partes do site podem não funcionar de forma adequada.
Analíticos
Os cookies analíticos fornecem informações sobre como este site está sendo usado para que possamos melhorar a experiência do usuário. Os dados capturados são agregados e anonimizados.
Marketing
Os cookies de marketing fornecem informações sobre a interação do usuário com o conteúdo do nosso site, ajudando-nos a entender melhor a eficácia do nosso conteúdo website.
SALVAR E ACEITAR