Um laboratório de Ciências Naturais em pleno Pátio Azul, bem na hora do intervalo? É isso mesmo o que propõe o Espaço Ciências, projeto que iniciou suas atividades deste ano letivo na última segunda-feira (17). O espaço é pensado para as crianças do Fundamental I explorarem, de forma lúdica, fenômenos científicos.
As brincadeiras são planejadas para incentivar a ação e a reflexão num espaço diferente do laboratório, ou melhor, num laboratório itinerante. A premissa é fomentar ainda mais a investigação, a criatividade, a curiosidade e o trabalho em grupos.
A laboratorista do Gracinha, Gabriela Engelmann explica: “É importante oferecer outras possibilidades de brincadeiras e de contato entre as crianças no momento do intervalo. Por isso, toda semana, novas engenhocas e brincadeiras serão disponibilizadas, garantindo uma diversão repleta de aprendizados”.
A primeira atividade do ano no Espaço Ciências teve como objetivo explorar o universo dos loopings. Dezenas de crianças interessadas se reuniram em volta de alguns suportes e repetidamente fizeram as bolinhas rolarem, dando uma volta completa no trilho de metal.
Passada a empolgação inicial pela acrobacia das bolinhas, logo surgiram várias dúvidas debatidas em grupo: como é que a bolinha não cai do suporte? Em qual altura é preciso soltar a bolinha para que ela complete a volta? Questões aparentemente simples, mas que esbarram em uma série de conceitos fundamentais.
Atrito, velocidade, gravidade, força-motriz e muitos outros temas apareceram, desmistificando a complexidade científica e levando ainda mais diversão aos intervalos.