Já na Grécia Antiga, o teatro enlaçava atores e público em um pacto de cumplicidade, produzindo um estreitamento entre os limites da realidade e da ficção e possibilitando que, pela arte da representação, os espectadores experimentassem sentimentos os mais variados. Desde então, as artes cênicas vêm cumprindo as funções de entreter, emocionar, denunciar algo e provocar reflexão.
Não podemos esquecer que o fenômeno teatral não existe sem a conjunção entre ator, texto e público. Entre ator e público é estabelecida uma cumplicidade: ambos sabem que se trata de um jogo ficcional. Por meio da razão e da emoção, estabelece-se um diálogo vivo entre ambos. Proporcionando prazer, o teatro age diretamente sobre os homens. Ele ensina, provoca, faz refletir.
O filósofo Aristóteles (IV a. C.) afirmava que o texto teatral deve emocionar por si mesmo, previamente ao espetáculo, portanto, é fundamental conhecer a estrutura desse gênero textual e saber que, ao produzi-lo, estaremos no campo da literatura dramática.
Dentro desse contexto, no Gracinha, desde o 1º bimestre de 2017, os professores Loreta Russo Monteiro, de Português, e Rafael Masini, de Teatro, têm desenvolvido, na 1ª série do ensino médio, o projeto Gracinha em Cena, cujo objetivo é levar os alunos a conhecer a literatura dramática, a perceber de que maneira sua linguagem dialoga com outras – como a lírica e a narrativa – e a levar o texto teatral para o palco.
O primeiro contato dos alunos com o universo teatral foi a leitura, no 1º bimestre, de Hamlet ou Amleto, de Rodrigo Lacerda, tradutor e recriador desse célebre texto de William Shakespeare. Em abril e maio, aconteceram três outras etapas do Gracinha em Cena:
- Lançamento oficial junto aos alunos, com uma dinâmica teatral de Rafael nas aulas de Português;
- Ida ao teatro para assistir à peça Havemos de Amanhecer;
- Produção de uma resenha crítica da peça.
Agora, no 3º bimestre, daremos início a uma sequência de três módulos de produção textual no Laboratório de Redação, a fim de elaborar uma cena a partir das obras literárias lidas na 1ª série. Tal produção deve ter traços autorais marcantes e também já levar em conta, durante seu planejamento, a forma como se pretende encená-la. Desse modo, Rafael voltou às aulas de Português: no palco do auditório, os alunos aprenderam que elementos cênicos básicos, como luz e melodia, já transformam o texto que era apenas lido ou apenas dito. Foi uma grande oportunidade de tornar essa transposição mais palpável para o aluno e de fazê-lo vivenciar dinâmicas de cena. Daremos seguimento à parte prática ao final de setembro, após o término das produções textuais e, além disso, iremos novamente ao teatro, desta vez com o olhar mais apurado, menos leigo.
O 4º bimestre será dedicado aos ensaios e às apresentações ao vivo para a comunidade escolar. Acompanhem-nos!
Vejam abaixo as fotos das aulas de Português desta sexta-feira, dia 25 de agosto.