Mensagem da Orientação
O Ensino Fundamental II é marcado pela entrada na adolescência. Assim, ao longo dos quatro anos, nossas(os) alunas(os) vão se afastando da infância e se aproximando da vida adulta. Todas as transformações advindas desse processo podem gerar muitos conflitos às(aos) estudantes e aos adultos que as(os) cercam, seja na escola, seja fora dela. No Gracinha, buscamos sempre solucionar os conflitos de forma dialogada e respeitosa com as(os) envolvidas(os), apostando em diferentes estratégias com a finalidade de chegar a um acordo comum para todas as partes.
Neste ano, trouxemos a temática da cultura da paz como um eixo do nível. Entendemos que é de extrema importância que ela seja incorporada nas escolas. Afinal, a escola é um ambiente onde crianças e jovens passam boa parte do seu tempo e onde se desenvolvem competências socioemocionais fundamentais para o bom convívio e, consequentemente, para criar um ambiente mais favorável à aprendizagem.
A cultura de paz é um movimento que busca criar um ambiente seguro e acolhedor para todas(os) as(os) alunas(os), independentemente de sua origem, raça, classe socioeconômica, gênero ou orientação sexual. Ela incentiva a resolução pacífica de conflitos, o diálogo aberto e a empatia entre as(os) alunas(os). No nosso cotidiano, temos valorizado essa busca com a equipe docente em sala de aula e no atendimento a estudantes e famílias pela Orientação.
E, para que a cultura de paz seja efetiva, é importante que ela seja incentivada e praticada por todas(os) as(os) envolvidas(os) no processo educacional. Devemos propiciar as soluções de conflitos de forma dialogada, com empatia e, ao mesmo tempo, promover a igualdade e o respeito às diferenças, de modo que todas(os) sejam respeitadas(os).
Por fim, é preciso destacar que a cultura de paz, como toda transformação cultural, não se conquista de forma repentina, mas sim processual. No Gracinha, tem sido um trabalho contínuo, que requer, além do engajamento de toda a comunidade escolar, uma mudança de mentalidade em relação à resolução de conflitos. Os benefícios dessa cultura são inúmeros, como a melhoria do clima escolar, a redução da violência e o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Contamos com a parceria de todas as famílias para possamos consolidar essa cultura em nossa comunidade.
Abraços,
Daniel Cerqueira, Luiza Goulart e Aline Gama Orientação do EF2Destaques
Estudos do Meio
04/04 | 6° ano
São Paulo enfrenta muitos desafios para preservar seu centro histórico e seus patrimônios materiais e imateriais. Com o intuito de promover reflexões a esse respeito, sobre os processos de formação, transformação e conservação desses bens culturais, bem como acerca das características de diversidade e resistência que compõem nossa história e cultura, as(os) alunas(os) do 6º ano tomaram contato com alguns desses patrimônios na visita realizada no Bom Retiro, no Parque da Luz e no Museu da Língua Portuguesa.11 a 14/04 | 8° ano
O estudo do meio do 8º ano, realizado no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), tem um enfoque interdisciplinar e, com base em investigação e pesquisa, as(os) estudantes foram convocadas(os) a pensar sobre questões como preservação e conservação do meio ambiente, sustentabilidade, impactos ambientais e qualidade de vida das populações tradicionais.
18/04 | 7° ano
Com base na investigação e reflexão sobre a relação estabelecida entre o rio Tietê e as cidades Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, as(os) estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades de observação, pesquisa, registro fotográfico, organização e síntese de dados na perspectiva da construção e consolidação de patrimônios histórico, cultural e ambiental e sua preservação
Marque na agenda
02/05 | 8º e 9º Jogos Interclasses:
Ao longo desta semana, todas(os) as(os) alunas(os) de 8º e 9º ano participaram, das 7h15 às 9h45, dos jogos interclasses nas modalidades de voleibol e basquetebol.
05/05 | Publicação do Boletim
Publicaremos, na segunda-feira, dia 8/05, os boletins do primeiro trimestre. Eles podem ser acessados, por meio do Webclasses, em nosso portal.
Processo de recuperação
Para melhorar a comunicação dos resultados e promover a recomposição das aprendizagens, a partir deste ano, a nota da recuperação alterará a nota dos trimestres do seguinte modo:
- a nota da recuperação (NR) + nota do trimestre (NT) / 2 gerará um resultado;
- se o resultado desse cálculo for superior à nota obtida no trimestre, será utilizado até o limite de 6,0.
- se o resultado for inferior à nota trimestral, ela será mantida.
Só realizarão os exames finais aquelas(es) estudantes que, após a recuperação do terceiro trimestre, não tiverem somado 18 pontos, ou que tiverem resultado do último trimestre abaixo de 6,0.
10/05 |Dia da Matemática
A equipe e professores do EF2 organizou uma programação especial para celebrar o Dia da Matemática. No dia 10 de maio, das 11h às 12h40, teremos uma série de atividades, como filmes, desafios e discussões relacionadas ã disciplina.
27/05 |Copa Gracinha
No sábado, 27/05, nossas(os) alunas(as) participarão da Copa Gracinha. Espírito de equipe, colaboração e competição estão em quadra!
Comunidade do Gracinha
01/03 | Gincana 80 anos do Gracinha
Os eventos comemorativos dos 80 anos do Gracinha foram inaugurados pela gincana ocorrida na semana de 01/03. As(Os) alunas(os) se engajaram em atividades lúdicas e cooperativas, nas quais o espírito de equipe, a colaboração e a solidariedade foram as grandes protagonistas! Além disso, contamos com o empenho de toda nossa comunidade não só na torcida como também na ação solidária em prol das vítimas do desastre ocorrido no litoral norte de São Paulo.
01/04 | Diálogos de Equidade: despertando a consciência racial
Como parte das celebrações de 80 anos do Gracinha, o Grupo Gracinha Antirracismo promoveu o II Evento de Letramento Racial, que reuniu famílias, estudantes do 8º ano à 3ª série do EM, professoras(es) e demais funcionárias(os). Nossa comunidade participou de rodas de conversa sobre vários assuntos ligados à temática antirracista. Além dos debates, apresentamos os resultados do Censo da Comunidade Escolar, realizado no ano passado, e contamos com a presença das editoras Dandara e Kitembo; de uma exposição da intelectual brasileira Lélia Gonzales, cedida pelo Instituto Geledés; e de oficinas para as crianças do Coletivo Xire de Quintal e de capoeira do grupo Gingando sem Fronteiras.
Gracinha na Mídia
A TV Cultura esteve em nossa escola na manhã de 12/04 para entrevistar estudantes durante uma roda de conversa. A pauta deu foco ao trabalho contínuo de algumas escolas em relação à convivência e tolerância em ambientes diversos, incluindo a construção de espaços de escuta e diálogo formados por demandas das(os) próprias(os) estudantes.
O que está por vir
Reunião de famílias
- 01/06 – 5° ano
- 05/06 – 2° ano
- 20/06 – Ed. Infantil
Festa Junina do Gracinha
17/06, das 8h30 às 18h
Programa de férias
A partir de julho, inauguraremos nosso novo Programa de férias. Se sua família tem interesse em participar, preencha este formulário e fique atenta(o), pois em breve enviaremos informações detalhadas.