Mensagem da Orientação
A Jornada Profissional faz parte de um conjunto de ações, no Ensino Médio, que trata do momento de escolhas profissionais no pós-médio.
No início de abril, tivemos três dias de imersão no assunto, em que as(os) estudantes da segunda e terceira séries puderam dialogar com diversas(os) convidadas(os) de áreas escolhidas por elas(es), para pensar sobre o sentido desses trabalhos no mundo atual, além dos encontros e desencontros no percurso de seus projetos de vida para se situar em seus contextos e sonhar futuros possíveis.
As(Os) convidadas(os) tinham caminhos muito diversos em suas trajetórias e as(os) alunas(os) puderam compreender algumas especificidades do mundo do trabalho e do emprego, relacionando os conteúdos de projeto de vida, suas análises pessoais de escolhas e a participação na jornada. Perguntas de aprofundamento sobre as áreas e da relação dinheiro e prazer circularam nas mesas.
Para finalizar, duas convidadas (uma mãe do Gracinha e uma psicóloga – Patricia Gouvêa e Fe Lopes) conversaram com as famílias sobre o sentido do apoio que devem oferecer neste processo de escolha das(os) filhas(os) e de como é interessante que haja a escuta das famílias diante das idealizações e responsabilidades. Aproveitar o momento para se aproximar das expectativas e dos questionamentos de suas(seus) filhas(os) e, até mesmo, contar como ocorreram suas próprias trajetórias para se conectar com os desafios que foram vivenciados em seus percursos pessoais.
A Jornada Profissional está inserida no percurso de Orientação Profissional e Projeto de Vida para ajudá-las(os) a nomear e dar mais sentido aos conflitos e às perguntas que surgem nesse processo de escolha.
Agradecemos imensamente a todas(os) as(os) envolvidas(os) nesse processo e esperamos que essa jornada tenha contribuído com novos diálogos e mais aprendizados.
Abraços,
Renata Chican
Orientadora Educacional do EM
Destaques
Estudos do Meio
O Gracinha tem uma tradição de diversificação das práticas pedagógicas e os estudos do meio configuram uma metodologia importante para promover a aprendizagem escolar.
21/03 | 1ª série
As(Os) alunas(os) do itinerário de Ciências da Natureza e Matemática realizaram um estudo do meio ao Museu Aberto de Astronomia (Maas) para explorar os “Mistérios do universo: olhares da Ciências da Natureza e Matemática”. O objetivo principal foi o de aprimorar o olhar das(os) estudantes para os grandes mistérios associados à estrutura e à origem do universo.
21 e 22/04 | 1ª série
As(Os) alunas(os) do itinerário de Ciências Humanas, partindo da discussão de conceitos como “Natureza”, “Cultura”, “Humanidade” e “Sociedade”, realizaram um estudo do meio à terra indígena Tenondé Porã, a fim de elaborar o debate das atuais crises políticas, sociais e climáticas, tendo, porém, como contraponto a busca da sensibilidade, afetividade, alteridade, do devir e do sonhar.
21 e 22/04 | 1ª série
As(Os) alunas(os) do itinerário de Linguagens participaram de uma imersão no centro da cidade de São Paulo, e, por dois dias, tiveram a oportunidade de vivenciar atividades atravessadas por diversas linguagens. Entre as atividades estavam: música no Museu das Favelas, grafite/hip hop/skate na praça Roosevelt, espetáculo teatral O edifício, oficina de slam, exposição Darcy Ribeiro – 100 anos, entre outras. O foco dessa saída era entrar em contato com diferentes atores da cidade, discutindo novos olhares e sensibilidades para a cena urbana
04/04 | 2ª série
Audiências Públicas
As simulações de Audiências Públicas seguem os ritos e processos tais quais quando realizadas pelo Estado. As(Os) alunas(os) do itinerário de Rodas de Conversa e Leituras dos Clássicos da Ciência Política são as(os) organizadoras(es) da simulação e contam com a participação das(os) alunas(os) das Ciências Humanas. Neste edição, a principal tarefa foi a construção de consensos e dissensos com base no embate de ideias apresentadas por grupos de estudantes que representaram atores sociais.
10 e 11/04 | 3ª série
Jornada Profissional
Nossas(os) alunas(os) do Ensino Médio estão tendo a oportunidade de conhecer profissionais de diversas áreas e descobrir novos caminhos para o futuro. O evento pretendeu inspirar e orientar nossas(os) estudantes em seus projetos de vida. Além disso, em Projeto de Vida, as(os) alunas(os) fizeram estágios-sombra para experimentar parte da rotina de profissionais que atuam em suas áreas de interesse.
Simulados
Para acompanhar o desenvolvimento pedagógico e também treinar estratégias e testar conhecimentos para os maiores vestibulares do país, alunas(os) do EM realizaram dois simulados: um no modelo Fuvest, ocorrido em um sábado, e outro interno, com questões de diversos vestibulares selecionadas pelas(os) próprias(as) professoras(es), correspondentes a cada turma.
Marque na agenda
08/05 | Publicação do boletim
Envio e publicação do boletim de notas do primeiro trimestre no Webclass (acesso pelo site da escola).
11, 12 e 13/05 | Misg
Alunas(os) do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio realizarão a 17ª edição do Modelo Interno de Simulações do Gracinha (Misg). Evento anual, pautado em debates sobre assuntos políticos, econômicos, culturais e diplomáticos. Em especial, desenvolve competências na área das Ciências Humanas, estimulando o protagonismo da juventude e a formação do posicionamento crítico diante das questões atuais.
Atenção: O evento será fechado para as(os) estudantes inscritas(os), e as(os) estudantes que não participarem seguirão com suas aulas regulares.
18/05, 19h15| Roda de Conversa
Famílias e estudantes do 9º ano ao Ensino Médio estarão reunidas(os) para discutir o tema: “Expectativas: o que nos une, o que nos afasta – um convite para discutir liberdade, escolhas”. A organização do evento é feita pela OPG, Grêmio e Orientação. Esse evento é uma grande oportunidade de conversa entre gerações com um dispositivo interessante que media as conversas mais desafiadoras.
22-26/05 | Estudo do Meio em Brasília
Como parte do desenvolvimento das aprendizagens básicas e dos Itinerários Formativos da 2ª série, estão previstas atividades comuns aos três itinerários: Ciências Humanas Linguagens e Ciências da Natureza e Matemática, e atividades com maior foco em determinada área.
Os objetivos gerais são:
- Na esfera do Poder Executivo Federal, conhecer alguns ministérios, a natureza de sua ação e seu papel na sociedade.
- Na esfera do Poder Legislativo Federal, conhecer o Congresso Nacional para problematizar e valorizar as disputas políticas no campo institucional, o entendimento dos papéis, o funcionamento da burocracia do Estado e as formas de participação e diálogo com a sociedade civil organizada.
- Conhecer ações de jovens protagonistas e o contexto local da Ceilândia, cidade-satélite de Brasília, com ênfase nas ações artísticas e culturais.
- Conhecer experiências de sustentabilidade social e ambiental, práticas agroflorestais e laboratórios de pesquisa agrícola.
- Conhecer espaços de produção e divulgação do conhecimento científico.
- Por meio da vivência no espaço da cidade, refletir e analisar diversas dimensões da produção do Distrito Federal: territoriais, espaciais, políticas e econômicas, com destaque para o processo de urbanização de Brasília e suas contradições.
- Sensibilizar para as diversas possibilidades de percursos de seus próprios projetos de vida.
30 e 31/05 | Jornada Amazônica
Esse evento, em sua terceira edição, é constituído por mesas de debates com o tema da Amazônia permeando a discussão. Estarão presentes especialistas na área, representantes de comunidades locais, membros de organizações não governamentais. As(Os) estudantes se organizam para montar, mediar e produzir sínteses da discussão das mesas que serão publicadas posteriormente. É um evento somente para as(os) estudantes da 3ª série, com algumas(alguns) convidadas(os) da 2ª série
Comunidade do Gracinha
01/03 | Gincana 80 anos do Gracinha
Os eventos comemorativos dos 80 anos do Gracinha foram inaugurados pela gincana ocorrida na semana de 01/03. As(Os) alunas(os) se engajaram em atividades lúdicas e cooperativas, nas quais o espírito de equipe, a colaboração e a solidariedade foram as grandes protagonistas! Além disso, contamos com o empenho de toda nossa comunidade não só na torcida como também na ação solidária em prol das vítimas do desastre ocorrido no litoral norte de São Paulo.
01/04 | Diálogos de Equidade: despertando a consciência racial
Como parte das celebrações de 80 anos do Gracinha, o Grupo Gracinha Antirracismo promoveu o II Evento de Letramento Racial, que reuniu famílias, estudantes do 8º ano à 3ª série do EM, professoras(es) e demais funcionárias(os). Nossa comunidade participou de rodas de conversa sobre vários assuntos ligados à temática antirracista. Além dos debates, apresentamos os resultados do Censo da Comunidade Escolar, realizado no ano passado, e contamos com a presença das editoras Dandara e Kitembo; de uma exposição da intelectual brasileira Lélia Gonzales, cedida pelo Instituto Geledés; e de oficinas para as crianças do Coletivo Xire de Quintal e de capoeira do grupo Gingando sem Fronteiras.
Gracinha na Mídia
A TV Cultura esteve em nossa escola na manhã de 12/04 para entrevistar estudantes durante uma roda de conversa. A pauta deu foco ao trabalho contínuo de algumas escolas em relação à convivência e tolerância em ambientes diversos, incluindo a construção de espaços de escuta e diálogo formados por demandas das(os) próprias(os) estudantes.
O que está por vir
Festa Junina do Gracinha
17/06, das 8h30 às 18h