Em 1943, deu-se a fundação da Escola Nossa Senhora das Graças, em meio à Segunda Guerra Mundial e à ditadura do Estado Novo.
A Escola nasceu pronta para reagir a esse cenário, acreditando na educação como instrumento para evitar que os horrores dos totalitarismos voltassem a assolar o mundo. Para isso, desde logo fez do humanismo, do diálogo, da valorização das diferenças suas marcas, ao lado de uma formação acadêmica que permitisse a seus alunos seguir seus estudos pelos caminhos de sua escolha.
Nos 75 anos decorridos desde sua criação, saíram dos bancos do Gracinha senadores, economistas, engenheiros, atores, músicos, escritores, médicos, administradores, jornalistas, advogados, promotores, juízes, designers, arquitetos, cineastas, roteiristas, psicólogos, artistas plásticos, permacultores, empreendedores, educadores…, gente de todas as áreas, mas com algo em comum: o compromisso com o mundo, com a construção de uma sociedade melhor, mais justa, menos desigual, mais humana.
Agora é tempo de pensar nos próximos 75 anos. O cenário é complexo, a sociedade vive um processo acelerado de transformação nos campos econômico, tecnológico, nas relações humanas. A tentação do pensamento único é grande, a incapacidade de ouvir o outro é crescente. A educação mudou; novas metodologias, novos instrumentos, novas abordagens, para uma juventude em constante mudança. Nosso compromisso, no entanto, continua o mesmo. Seguimos acreditando na diversidade como um valor, na valorização do outro, no respeito, no diálogo, nos direitos humanos, na excelência acadêmica, nas atividades criativas, na busca do melhor para o conjunto da sociedade.
Para tanto, continuaremos investindo na formação humana dos nossos jovens, na experiência mão na massa intensificando o uso do HackLab, no aprender além dos nossos muros, no pensamento científico crítico, no estímulo às atividades artísticas e esportivas, na tecnologia como aliada da educação, na sensibilidade do olhar, na sensibilidade do ser.
Mais do que nunca, seguiremos Gracinha.
Wagner Cafagni Borja
Vice-diretor