A leitura de um dossiê jornalístico, organizado pelo jornalista Paulo Tavares em 2017 e publicado na revista mineira Piseagrama, foi o ponto de partida para o debate dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio. No dossiê, lido e fichado pelos estudantes, ativistas, ecologistas, lideranças políticas, entre outras figuras sociais, discutem a emergência de uma revisão sobre a relação entre homem e natureza, em meio à crise ambiental que a humanidade enfrenta no século XXI. A leitura do artigo pelos alunos se dá após o fechamento do projeto interdisciplinar “Natureza e Cultura: entre saberes em fazeres”, que incluiu um estudo de meio nas cidades de Cananeia e Iguape, com visita a comunidades tradicionais na Aldeia Takuari-ty, no Quilombo do Mandira, e em comunidades caiçaras da Ilha do Cardoso. Artigos científicos trabalhados na disciplina de Geografia também compuseram o repertório dos alunos, que dissertaram, então, sobre o lugar atribuído à Natureza pelo ser humano – tanto do ponto de vista de modelos econômicos adotados, quanto de seu estatuto jurídico na Constituição. O resultado foi a produção de textos críticos, com abordagens diversificadas e autorais, bem como o exercício da construção do conhecimento por meio do diálogo e intertextualidade com autores, trabalhando recursos como citações diretas e indiretas. Trata-se de uma preparação para a escrita de textos acadêmicos e imersão no universo de artigos e ensaios, que devem – junto aos cânones literários – compor o repertório de leitores críticos e engajados com a construção de uma sociedade melhor. O resultado motivou o surgimento de um novo “dossiê” (dessa vez nosso) com alguns dos melhores textos. É o que se lê a seguir.