A partir da apreciação e discussão das produções de colagistas como Picasso, Richard Hamilton, Grete Stern, Bene Rolhman, Jiri Kolar, Manuela Eichner, Zé Vicente e muitos outros, os estudantes do 9º ano foram desafiados a criar suas proprias colagens nas aula de Artes. Temas como “Corpo”, “Paisagens Improváveis”, e “Bestário” e “colagens com desenhos” foram disparadores para este trabalho feito com tanto empenho pelo grupo de alunos e alunas.
Confira os trabalhos e os depoimentos:
“No começo, eu não fazia a menor ideia do que fazer, porém nas aulas seguintes, em que tínhamos recortar as figuras para as colagens, fui observando em diferentes revistas fotos dos mesmos temas. A partir disso, fui montando minha colagem e ao acabá-la, percebi tinha ultrapassado e muito as minhas expectativas. Ao fim das colagens, acho que esse foi um dos projetos mais divertido que já fiz, pois as aulas eram muito interativas e a aulas acabava ficando muito mais interessante e leves.” (Gabriel Silva)
“Eu achei que esse trabalho teve um clima muito diferente dos outros que a gente já tinha feito em artes, porque todo mundo ficou muito entrosado. Na sociedade de hoje, nós jovens ficamos muito nas redes sociais e colagem é uma coisa muito presente, que vemos em muitas contas de arte e desenho, então todo do mundo ficou muito animado para fazer o trabalho, o que resultou em um clima muito dedicado da classe toda.” (Marina)
“Eu achava que não gostava de artes antes. Quando vi que o projeto iria ser colagem, fiquei mais animada e, no fim, percebi que artes visuais é muito mais do que eu pensava.” (Maria)
“Eu acho que colagem é muita coisa que todo mundo consegue fazer, você não precisa de materiais específicos e caros é só usar coisas do dia-a-dia além de você ter um mundo inteiro para fazer tipo são tantas opções diferentes para criar!” (Fernanda)
“As colagens realizadas pelo 9º ano foram muito mais que um simples trabalho, foram um projeto de identificação. Em poucas aulas produzimos uma série de colagens que em grande maioria, falaram muito sobre quem somos e sobre nossas diversas opiniões. As colagens foram uma proposta que mesmo sendo vista como convencional, foram de extrema complexidade. Elas ultrapassaram a arte, e contaram para nós mesmos, e para os outros um pouquinho mais de quem somos!” (Felipe Pimentel Martins)
“Todo o trabalho de colagem com o nono ano foi muito especial. Durante as aulas existia um sentimento muito único das produções de artes que acontece quando todo mundo está envolvido, mergulhado de verdade na proposta. Foi assim com as produções dessas imagens tão incomuns. Nós colocamos música na sala, cantamos, produzimos, ajudamos uns aos outros, procurando figuras para os colegas, dando dicas e opiniões… ter essa experiência de produção artística tão boa e tão leve fez com que ao final, todos na sala conseguissem achar algo bonito para falar sobre a colagem do outro na roda de conversa de encerramento e apreciação que costumamos fazer. É muito bom poder encerrar um projeto como esse com o sentimento de que nós de fato aproveitamos tudo o que ele nos tinha a oferecer porque o grupo nos possibilita essa experiência.” (Manuela Paulino)