A escola deve ser um lugar de aprendizagens e experiências, que possibilite às crianças e aos adolescentes conhecerem o mundo em que vivem, ao mesmo tempo em que ofereça ferramentas para transformá-lo. Dentro dessa concepção social de escola, o Gracinha trabalha para uma formação pautada em valores de respeito, liberdade e cooperação, na qual o aluno é sujeito da própria aprendizagem, com participação efetiva na construção do conhecimento.
Assim, nessa escola, a disciplina de Educação Física cria oportunidades para que o aluno desenvolva habilidades motoras e capacidades físicas, participando de atividades socioculturais como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças. No decorrer dos anos pretende-se que, além de ter um gradativo desenvolvimento motor, cognitivo e sócio afetivo, o aluno sinta-se estimulado a atuar nas práticas corporais existentes na sociedade, produzindo e reproduzindo, criticamente, parte da infinidade de manifestações do patrimônio corporal que lhe cerca.
Complementam o currículo regular da disciplina, propostas esportivas opcionais, diretamente relacionadas ao plano de ensino e organizadas para atender o Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e o Ensino Médio.
No Ensino Fundamental I, o Gracinha oferece os cursos de Circo, Tae-kwon-do, Dança, Tênis e a Oficina de Esportes. Sendo esta última o desenvolvimento das modalidades que são oferecidas posteriormente no TEG – Treinamentos Esportivos do Gracinha. Trata-se de um trabalho global e lúdico, incluindo a participação em alguns festivais esportivos dentro e fora da escola, sem ênfase na competição, mas atendendo às necessidades da faixa etária.
Nos Ensinos Fundamental II e Médio, parte desses cursos continuam a ser oferecidos, e inicia-se o TEG, oferecido gratuitamente. Nessa fase, temos a formação de equipes em diversas modalidades, um trabalho de aprofundamento com enfoque técnico e tático e participação em inúmeros torneios. O Gracinha também promove eventos com participação de outras escolas, tais como os Triangulares e a Copa Gracinha, que ocorrem respectivamente no primeiro e no segundo semestres do ano.
Contribuímos para que os alunos compreendam o que sabem, o que não sabem e o que estão aprendendo, essa aprendizagem acontece por meio de diversas experiências, com aumento gradativo de determinados conhecimentos e complexidades no esporte, sejam eles táticos, técnicos ou atitudinais, procurando superar desafios individuais e coletivos.
Acreditamos que o esporte é educacional, e, assim, pautado nos valores de respeito e cooperação, criamos um espaço para o diálogo e para a valorização do esforço, da honestidade e de uma convivência harmoniosa na diversidade.
“Somos todos Gracinha, sempre”
Equipe de Educação Física
Mariano Leal de Medeiros
Mildred Aparecida Sotero
Rose Angela Alonso
Vitor Barros Latini