No Ensino Fundamental I, dos 6 aos 10 anos, são observadas mudanças significativas no desenvolvimento cognitivo das alunas e dos alunos. Nesse período, são apresentadas situações didáticas cada vez mais complexas que possibilitam aos estudantes iniciar a estrutura dos seus conhecimentos relativos à leitura, escrita, cálculo e resolução de problemas.
Paralelamente a esse desenvolvimento cognitivo, alunas e alunos constroem sua identidade, ampliam seu conhecimento de mundo e se apropriam de diversas linguagens e formas de representação.
Ainda nessa faixa etária, além de construir noções e conceitos, elas e eles têm a oportunidade de desenvolver atitudes e valores por meio da interação com colegas, professores e funcionários.
Desde cedo, as alunas e os alunos aprendem a trabalhar em grupo, a encontrar soluções para os conflitos, a respeitar as diferentes opiniões. São estimuladas(os) a fazer escolhas e a responsabilizar-se por elas, comprometendo-se com metas e desafios.
O Ensino Fundamental I se propõe a:
- desenvolver nos estudantes a autoestima, a percepção de sua individualidade e a afetividade;
- facilitar o autoconhecimento, por meio do convívio com o outro, de forma que aprenda a ouvir, expressar suas ideias e respeitar opiniões diferentes;
- proporcionar situações nas quais os estudantes aprendam a utilizar diferentes linguagens e formas de comunicação para interpretar o mundo e expressar-se;
- desenvolver o senso crítico das alunas e dos alunos para que busquem soluções em situações de conflito;
- possibilitar ao estudante perceber-se como integrante de um grupo.