É do buscar e não do achar que nasce o que eu não conhecia.
Clarice Lispector
A alfabetização no Gracinha não é vista apenas como codificação e decodificação de sinais gráficos ou simplesmente como aquisição do sistema alfabético e suas convenções, mas sim como um meio de inserção da criança no mundo letrado, nas práticas sociais de língua escrita. Consideramos que a alfabetização anda de mãos dadas com o letramento, que é o conjunto de práticas de leitura e escrita encontradas nas diferentes situações cotidianas formais e informais.
Alfabetizar letrando é oferecer aos alunos oportunidades que garantam a apropriação do sistema de escrita alfabética, além de atividades de leitura, compreensão e produção de diferentes gêneros orais e escritos presentes na vida cotidiana. É trazer para a sala de aula a leitura e a escrita contextualizadas em seus diversos usos.
As pesquisas de Emília Ferreiro e colaboradores renovaram a maneira de se pensar a alfabetização: em vez de centrar apenas no “como se ensina” passaram a investigar o “como se aprende”.
Nessa perspectiva, e levando em conta que a criança já começa a aprender o mundo muito cedo, consideramos que ela traz consigo, antes mesmo de entrar na escola, experiências de ambientes letrados diversos que lhe permitem construir hipóteses sobre leitura e escrita. Livros, jornais, revistas, outdoors, cartazes, letreiros, anúncios, placas, rótulos: tudo pode ser objeto de leitura. Nessa concepção, o ambiente familiar assume fundamental importância, pois quanto mais exposta ao universo da comunicação – verbal e não-verbal – melhores condições de construção de hipóteses a criança terá, passando de um conhecimento intuitivo ao uso consciente dos recursos da língua portuguesa.
O ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no 1º ano do Gracinha tem como principal meta ampliar, para a criança, os sentidos de ler e escrever, escutar e falar. Ouvir histórias, participar de uma roda de conversa, formular perguntas para um colega ou para um escritor, elaborar uma lista, apropriar-se do alfabeto e perceber as inúmeras possibilidades de formação de palavras que o sistema alfabético oferece são atividades que aproximam a criança do mundo letrado e permitem que ela avance com segurança na escrita, leitura e compreensão de textos mais complexos ao longo de sua escolarização.
No Gracinha, o importante é que todo esse processo de inserção no mundo letrado venha carregado de sentido, o que se faz com retomadas e sistematizações, e de oportunidades para construir aprendizagens que valem pela vida toda.