As Saídas Pedagógicas e os Estudos do Meio do Gracinha são realizados há mais de duas décadas e a cada ano nossos(as) alunos(as) são incentivados(as) a vivenciar situações de aprendizagem para além dos espaços do ambiente escolar.
Presentes desde o Ensino Fundamental I até o término do Ensino Médio, as Saídas Pedagógicas e os Estudos do Meio englobam práticas que privilegiam espaços de convivência com a diferença e experiências sociais no contato com outros lugares e pessoas. O Gracinha entende que tais atividades geram engajamento, postura investigativa e curiosidade científica. Além disso, os laços de afeto e comprometimento entre estudantes e professores(as) se fortalecem, o que cria relações mais próximas e confiantes.
Nossos estudos priorizam vivências e experiências transformadoras. Neste ano já ocorreram as saídas pedagógicas dos 1os anos ao Aquário de São Paulo, dos 2os anos à Fazenda Ituau e dos 5ºs anos ao Planetário; as viagens para Paraty, com os 7ºs anos, e, para Brasília, com as 2ªs séries do Ensino Médio.
Vale destacar o Estudo do Meio feito pelos 8ºs anos ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar). Com o tema “Preservar para quê? E para quem?”, os(as) alunos(as) experenciaram momentos de muito estudo, pesquisa e aprendizado. Por meio de um enfoque interdisciplinar, foram abordadas questões como preservação e conservação do meio ambiente, impactos ambientais e sustentabilidade.. Os(as) estudantes foram chamados(as) a compreender como os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das populações tradicionais, como os quilombolas. O estudo, assim, privilegiou a construção do conhecimento sistemático, mediante um espírito investigativo.
Os exemplos citados não compreendem toda a diversidade dos estudos planejados, são apenas uma mostra do desenvolvimento desse trabalho.
O Gracinha acredita que o estudo do meio torna o processo ensino-aprendizagem mais significativo e desenvolve nos alunos(as) um olhar crítico e investigativo. Realizar um estudo do meio é privilegiar a realidade e torná-la objeto de reflexão e conhecimento.