O momento filosófico cultural (MFC) é uma atividade desafiadora, autoral e criativa que possibilita o contato e a experiência em diferentes linguagens artísticas, como: música, dança, atuação cênica, dentre outras, direcionadas aos estudantes dos segundos e terceiros anos do ensino médio. Os componentes curriculares de Filosofia, Sociologia e Geografia estimulam e oferecem os alicerces e os referenciais teóricos que devem ser traduzidos em uma apresentação temática de no máximo 40 minutos, envolvendo todo o grupo sala. Cada edição conta com seis apresentações anuais, sendo três dos segundos anos e três dos terceiros.
O processo criativo que antecede as apresentações conta com aulas preparatórias para ensaios, levantamento de dúvidas, planejamentos e demais detalhes que precedem o evento. Durante esse percurso formativo, os estudantes são estimulados a relacionar diferentes conceitos, pensar formas de síntese, identificar diferentes habilidades e competências entre o grupo e planejar passo a passo a proposta de cada turma. Os os critérios de avaliação e as exigências conceituais são mediados pelos professores de forma dialogada e colaborativa, com ênfase na autonomia e na autoria dos estudantes.
Através do diálogo interdisciplinar e interáreas, o MFC proporciona aprendizagens significativas aos envolvidos, uma vez que o percurso é marcado por conflitos, inseguranças, descobertas, integração, planejamento, criação e execução. As aprendizagens, por sua vez, possibilitam aos grupos adquirirem e vivenciarem uma série de habilidades socioemocionais, como: liderança, trabalho em equipe, planejamento, improviso, criatividade, entre outras. O MFC, portanto, proporciona aos estudantes do século XXI, em fase de transição para outras escolhas e novos desafios, um olhar ampliado para o mundo em forma de arte.