Na quinta-feira, 03 de maio de 2018, foram abertos os trabalhos da 13ª edição do MISG – Modelo Interno de Simulação do Gracinha.
Abordando a Primeira Guerra Mundial, os alunos e as alunas do 9º ano e do Ensino Médio participantes, divididos em delegados, organizadores e imprensa, estão enfrentando o desafio de representar suas nações, debater, negociar, articular tratados, elaborar estratégias e definir os destinos da geopolítica mundial.
Leia aqui, na íntegra, o discurso das secretárias gerais, Laura Braga e Julia Bastos, na abertura do XIII MISG.
“Bom dia, alunos, professores, funcionários, direção e orientação. Nós vamos falar um pouquinho sobre a importância do MISG para formação, em vários âmbitos, dos alunos do Gracinha. Quando nós, alunos da organização, decidimos persistir e organizar uma simulação de Teatro de Operações, na qual o tema seria a Primeira Grande Guerra, enfrentamos uma série de barreiras, desde as reorganizações estruturais para o melhor funcionamento do comitê e do corpo de funcionários que trabalha conosco para que esses três dias aconteçam, até todas as implicações acadêmicas que esse tema permeia. Por que ensinar alunos de nono ano à terceiro colegial a fazer uma guerra?
Os mais claros dos motivos são aqueles envolvendo História Geral. Esse é o conteúdo do terceiro colegial, e de forma mútua, estudar para o MISG ajudou os alunos a estudarem para História, e estudar para História ajudou os alunos a estudarem para o MISG. Estudar a Primeira Grande Guerra é adquirir entendimento da nocividade contida no nacionalismo e no imperialismo, não só, mas também de como esses fatores determinaram o nosso presente. Logo podemos enxergar geografia, a análise de mapas políticos, do relevo, a observação dos recursos naturais e do clima em determinadas regiões. Sem esquecermos-nos dos jornalistas, também temos a Língua Portuguesa e interpretação do debate, importantes habilidades para a elaboração de textos do gênero jornalístico. Não obstante, também prezamos pelo desenvolvimento da lógica, a comunicação com o outro, a elaboração de estratégias. E concordamos que os três mais importantes aprendizados são: o despertar de uma curiosidade dos alunos nas ciências humanas, o trabalho em grupo e a interdisciplinaridade.
Nesses três dias trabalharemos com história, geografia, sociologia, filosofia (devo lembrar que muitas das nossas autoridades serão príncipes de Maquiavel), contabilidade, língua portuguesa… Mas, além disso, trabalharemos em grupo, de uma forma a envolver os alunos! Como membras da organização, ficamos extremamente felizes em ver o envolvimento dos alunos e de toda a escola nesse evento, e é, de verdade, gratificante perceber e construir novas formas de se aprender, de alunos para alunos, com apoio e ajuda dos professores e de toda a escola.
Foram noites e dias de estudo para essas 30 horas de atividade, mas pedimos para que não se esqueçam que o aprendizado continuará ao decorrer da simulação. Esperamos aproveitem ao máximo. Obrigadas!”
Acompanhe também as notícias nas páginas do Gracinha no Instagram e no Facebook.