Teatro, movimento e criatividade
Dizem que o teatro nasceu no dia em que um ser humano imitou o outro e este outro o assistiu. Fazer teatro é ver e refazer. Perceber nossa própria corporeidade através do jogo teatral é também perceber que sua matéria prima é semelhante e diferente da do outro. Tal percepção, além de libertadora, pode ser olhada como uma grande chave para a formação de um indivíduo autônomo e socialmente respeitoso.
Inventar, imaginar, contar e ouvir histórias são meios divertidos de a criança se integrar e observar o mundo com leveza e alegria. As aulas são compostas por aquecimento, improvisação, criação e contação de histórias e personagens. No final de cada ano, os(as) alunos(as) se encontram com o público em uma apresentação para pais, mães e comunidade escolar.
No aquecimento, a criança pesquisa seu corpo, sentidos e possibilidade de movimento. A busca pela criação pelo corpo e pela percepção corporal fundamenta-se em técnicas dos métodos Klauss Vianna e Laban.
Na improvisação, o estímulo musical e a pesquisa do movimento dão espaço para a brincadeira com as palavras e seu uso cênico. No espaço da liberdade da criação, a criança, além de sonhar e experimentar, aprende a fazer escolhas e a compor uma história a partir dos impulsos criativos que descobriu no corpo.
A contação e a escuta de histórias compõem a elaboração concreta da experiência da improvisação, que fará com que a criança aprenda a organizar uma narrativa com o material levantado. Em relação à criação de personagens, brincar de ser outra pessoa conectará a criança com a percepção do outro e com ela mesma, descobrindo caminhos corporais que a permitirão ser futuramente uma personagem em cena.
O encontro com o palco é um momento que, além de mágico para as famílias e os(as) alunos(as), traz consigo conquistas importantes para a criança: expor-se em sua criação e acreditar nela na frente de pais, colegas e professores(as), o que a torna orgulhosa de seu trabalho e confiante para novos desafios em público.
O curso tem planejamento semestral. No segundo semestre de cada ano, uma apresentação é organizada a partir das experiências construídas.
Responsável: Lenita Ponce é atriz, professora, comunicóloga, escritora e produtora cultural formada em Comunicação das Artes do Corpo. Atualmente é mestranda em corpo e tecnologia na PUC-SP e estuda o impacto das artes do corpo no processo de empoderamento e construção da identidade da criança e do adolescente na era digital.
Uma das fundadoras da cia de Teatro Cru, produziu e atuou durante 10 anos da cia. Em 2013 conquistou o edital de ocupação da sala Carlos Miranda da FUNARTE. Trabalhou durante 5 anos na Cia Stromboli como criadora e manipuladora de bonecos e atriz, onde ministrava oficinas de construção e utilização de bonecos.
Em 2015 prestou serviços para a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo onde foi gestora de projeto e formadora de professores para a implantação de sistemas de tecnologia nas Escolas da Rede Municipal de São Paulo.
Trabalha como produtora cultural em eventos como o Festival Internacional de circo do SESC, Festival Ibero-americano de Artes Cênicas MIRADA, FIT (Festival Internacional de Teatro), Fórum Shakespeare e outros.
Público: Alunos(as) do EFI
Duração: 8 meses
Início: Março
Término: Novembro
Inscrições: Via Webclasses